Estas são algumas fotos da casa onde a mãe da nossa querida estrela Carmem Miranda viveu, de 1925 a 1932 e onde possuía uma pensão de refeições.

Está localizada na Travessa do Comércio - Arco do Teles, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, existe no local um restaurante self-service com karaokê.

Sinceramente, acho que o local merece maiores investimentos e planejamento. Essa antiga residência poderia ser transformada em um museu, que resgatasse a memória da artista portuguesa que acolheu o Brasil divulgando-o no exterior - principalmente nos Estados Unidos.

Independente de se tornar um pequeno museu ou continuar como restaurante, o local deveria fazer jus à história de suas antigas proprietárias e que estar à altura dos belos restaurantes que podemos encontrar no Arco do Teles.

Para tanto, seriam necessários uma investigação sobre a história da Carmem Miranda e de sua família, e uma decoração que demonstrasse todo o seu charme, beleza e brilhantismo.

Não sei quem o proprietário do local, pois havia apenas um senhor sentado próximo ao balcão que não se interessou em falar com o grupo que eu acompanhava por ali, provavelmente trabalhando.

Uma residência tão bem localizado, com fachada e interior tão bonitos e com uma história interessante, merece ser valorizado… não é?!

  1. identidadebrasil posted this